14 de maio de 2012

Entrando no terceiro trimestre - 28 semanas!

Chegamos a reta final! O ganho de peso nesse terceiro trimestre é mais rápido: a maioria das mulheres engorda em média 5kg só neste trimestre.

Agora é a hora em que ficamos pensando: como o novo membro da família será ? E na verdade, diz-se que esse constante pensamento é a nossa nova obsessão. Ele vai dormir bem? Será que ele desenhará na mobília com caneta, canetinhas e afins ?

Woohoo! Atingimos a marca do terceiro trimestre; então marque no calendário e adicione outro furo no cinto. É, a barriga continua crescendo!
Caso seu exame de sangue tenha mostrado que você é Rh negativo, você precisa levar uma injeção de imunoglobulina Rh, nesta semana. Isso evita possíveis complicações no futuro bebê se ele for Rh positivo. O Rh do seu sangue não importa quando se trata da primeira gravidez, mas você deve levar a injeção no caso de você planejar ter mais bambinos. Se o seu bebê nascer com o sangue Rh positivo, porque herdou um gene positivo do pai, você deverá receber outra dosa da injeção depois do parto. Isso trará a certeza que tudo estará certo para outras gestações.

Caso o teste de glicose dê positivo, o seu médico provavelmente solicitará um teste de tolerância à glicose, em breve. Essa avaliação envolve algumas mudanças na dieta nos dias que a precederam (mais carboidratos!). Acontecerá uma visita mais longa ao consultório, ou laboratório, no dia do exame, pois trata-se de um exame que leva três horas para ser realizado. E é mais uma oportunidade para tomar sobre o delicioso coquetel; leia-se: aquele xarope doce pra chuchu! Tendo o resultado positivo para diabete gestacional, seu médico aplicará uma superdica saudável para o restante da gravidez.

O bebê nesta semana:

Conforme o grande dia se aproxima, o bebê está ficando pronto para ir de encontro à luz no fim do túnel.

Os olhos do bebê estão parcialmente abertos, e agora ele pode piscar. Imagine-o piscando para você! Os olhos dele tem cor. Pode não ser a cor definitiva, especialmente se estiver cinza claro ou azul. Os olhos normalmente não definem uma tonalidade final até nove meses após o nascimento. Então, quando sua sogra diz que o bebê tem os olhos dela, você pode informá-la educadamente que eles provavelmente irão mudar em breve;

Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebês começam a sonhar. Sonhar com o quê ? Ninguém faz a menor idéia. Mas o cérebro está bem ativo à essa idade. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais então vem desenvolvidos;

O bebê está bem gordinho em comparação a algumas semanas atrás.


Espero que tenham gostado! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e eu respondo aqui mesmo ;)